Remédio que ajudou a curar câncer de Dilma é vetado em parecer de comissão do SUS

Rituximabe, medicamento usado para tratamento de linfoma não Hodgkin, não ganhou aprovação para combater versão folicular da doença

RIO- Um remédio usado pela presidente Dilma Rousseff para o tratamento do câncer no sistema linfático que teve em 2009, o rituximabe, foi vetado em caráter preliminar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para ser prescrito a pacientes da rede pública. O documento, da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do SUS (Conitec), esteve até esta segunda-feira em consulta pública e causou protestos de médicos e da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale). Já na rede privada, o mesmo medicamento tem licença da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para ser receitado desde 1998.
Dilma foi curada de um linfoma não Hodgkin de grandes células B. Para este tipo de linfoma — um entre os 20 tipos existentes e que acomete 30% dos pacientes com a doença — o SUS já aprovou o uso do rituximabe. Mas para o linfoma não Hodgkin folicular, responsável por outros 20% dos casos, o parecer prévio da Conitec informou que não foram encontradas evidências que justificassem o uso do remédio. Em média, o tratamento completo com o medicamento custa cerca de R$ 50 mil, de acordo com a Abrale.
A Conitec fez o parecer usando informações da Roche, farmacêutica que fabrica o remédio e pediu à comissão a licença para fornecer o remédio à rede do SUS.
Agora, terminado o prazo para consulta pública, a comissão do SUS terá que divulgar se mudou de ideia ou manterá o medicamento fora da lista fornecida pela rede pública. De acordo com o Ministério da Saúde, o parecer final deverá ser anunciado entre os meses de maio e junho.
— A comunidade médica internacional inteira recomenda o uso deste medicamento para o tratamento da doença. É como prescrever penicilina para tratar pneumonia. Não foi usado um critério médico, mas sim econômico para vetar o uso do rituximabe — afirma o oncologista Daniel Tabak, ex-diretor do Instituto Nacional do Câncer.
Diretor da Sociedade Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia celular, Carlos Sérgio Chiattone demonstrou perplexidade com o parecer técnico da Cointec. O hematologista diz que o documento distorce estudos científicos que comprovam o efeito do remédio no tratamento do linfoma folicular, associado à quimioterapia:
— É de absoluto conhecimento da comunidade científica no mundo desenvolvido da prescrição da imunoterapia (classe de medicamento à qual pertence o rituximabe) para o linfoma não Hodgkin folicular. Até os planos privados, que costumam ser altamente restritivos com custos, aceitam o tratamento.
Chiattone diz que a Conitec conseguiu ir na contramão inclusive do que prescreve a Rede Nacional de Compreensão sobre o Câncer, dos EUA (NCCN, na sigla em inglês), entidade que usa informações das 23 principais instituições de estudo de câncer do mundo.
— É razoável que o governo diga eventualmente que não tem dinheiro para determinado remédio e prefira usar o recurso para outro fim, mas com argumentos honestos. Nestes termos que a Cointec usou, é inaceitável.
No Brasil, o linfoma não Hodgkin é diagnosticado em cerca de 10 mil pessoas por ano e 3.500 pessoas, em média morrem da doença no mesmo período.
—Toda semana, entre 10 e 15 pacientes entram em contato conosco com dificuldades em obter o remédio. Acabam entrando na Justiça para consegui-lo, o que acaba sendo mais oneroso para o governo. É uma tristeza ver um paciente ter que vencer a burocracia para ter garantido um direito constitucional — disse Merula Steagall, presidente da Abrale — que submeteu à comissão do SUS uma lista mais de 61 mil assinaturas colhidas na internet contra o parecer.
Fonte: ABRALE
Compartilhe no Facebook

Digite seu endereço de e-mail e fique informado gratuitamente e clique em ENVIAR:






42 comments on “Remédio que ajudou a curar câncer de Dilma é vetado em parecer de comissão do SUS

  1. É muito ruim, como povo, ver uma notícia dessas.
    Este é o nosso governo. E não adianta trocar não, pois o que muda mesmo é somente a pele, pois os lobos são continua o mesmo. Podemos perceber ao olharmos para o passado.

    Continue fazendo posts assim !

    1. Ë uma vergonha!!!Poder Executivo,Judiciário e Legislativo foram eleitos pelo povo,para representarem e defenderem os direitos dele e o que vemos é que se elegem em benefício próprio enriquecem descaradamente,mentem e fazem leis somente para beneficiá-los.E os Impostos?Nem quero falar.Eu odeio toda essa corja.
    1. Os primeiros 16 casos de doentes terminais (na decada de 30) de câncer utilizaram frequências para isso. Foi noticiado em jornais da época. Hoje, no Brasil (desde 14/11/2012) apenas um hospital utiliza frequências para o tratamento de câncer. O único pais desenvolvido em que se pode utilizar qualquer “tratamento alternativo” (não gosto da denominação, prefiro “não reconhecido pela medicina ortodoxa”) é a Alemanha. Se quizer o material que disponho entre em contato: pilulas.mm@gmail.com.
  2. Meu nome : Nadia M.Z. Valente ( 01/ 02 /1948 )
    Desde 1996 com CA.Carcinoma ductal invasivo grau II. MAMAS. Metastasses, ossos, pulmões . Atualmente, seguindo tratamento no H.A.C. Camargo.
    FIZ QUIO, RADIO.APÓS MASTECTOMIA RADICAL. TENHO MUITO A AGRADECER, A TODA A EQUIPE MÉDICA DESTE HOSPITAL.
    DR. JUAN,mastologista,DANIEL GIMENES,oncologista, ANDRÉA PAIVA, ONCOLOGISTA. ” DEUS OS ABENÇOE SEMPRE ” E TODA A EQUIPE DA MEDICINA NUCLEAR, LABORATÓRIO, IMAGENS. FELISMENTE , AGORA SÓ ROTINA.AMÉM.
    1. Também tive câncer de mama ,nas duas.Faço tratamento no H,A.C. só tenho que agradecer,nunca me faltou nenhum remédio.Quanto ao remédio que curou Dilma,por algum motivo ele foi recolhido,acho que ninguém tem interesse em prejudicar uma pessoa doente.
  3. tive um câncer na mama esquerda faço uso de letrosol faz 8 meses fiz radioterapia por 25 dias, espero que eu esteja curada. e peço a Deus que todos q estão com essa doença fiquem curados também. abraços a equipe
  4. O medicamento continua sendo utilizado para o tipo de câncer que vitimou Dilma. A associação que, aparentemente, se pretendeu, a um mal diverso do que a acometeu, como fosse um privilégio a ela em detrimento de afetados pelo mesmo tipo de neoplasia, ainda que para a qual o medicamento tenha sido vetado, por questões científicas, mesmo que questionável, tenha nomenclatura parecida, pode se chamar de quê?

    Totalmente sensacionalista e infeliz, sobre qualquer ângulo que se olhe, especialmente em se tratando de doença tão delicada e de desdobramentos tão arrasadores.

  5. O MPF/GO propôs ação civil pública, em trâmite na Justiça Federal em Goiás, com o objetivo de assegurar o fornecimento desse medicamento aos pacientes de câncer.
  6. Quero ver a autoridade da presidente Dilma junto a essa comissão do sus, no sentido de fazer valer a distribuição desse medicamento se quem usa a rede privada pode usar nos o povo brasileiro que pagamos impostos e damos nossa contribuição tanto quanto a presidente para o desenvolvimento do nosso País temos o mesmo direito que ala. ou será que os usuários do SUS só presta para votar?
  7. Eu me espantaria se tivesse sido liberado.

    As “Ms” que acontecem no Brasil não me espantam mais!

    Infelizmente, é a realidade.

  8. O Brasil precisa de pessoas como os senhores,preocupados com nossa saúde.O câncer não mata só o doente,ele mata aos poucos a família que sofre junto sem expectativa de vida.Se temos como curar os doentes porque não fazê-lo.A vida e a saúde e a cura é direito de todos.Jesus curava tanto ricos como pobres.O nosso sangue é da mesma cor que dos mais ricos.
  9. 1) Não creio que ela tenha vetado. Não vivemos numa ditadura e ela não decide tudo pessoalmente. 2) Pode até ter sido vetado, mas o SUS é OBRIGADO a fornecer TODO remédio que se fizer necessário. Conheço inúmeros casos de doentes com câncer e outras doenças, que usam remédios caríssimos e que conseguem pelo SUS. E não precisam ser doentes pobres não, porque o SUS, pela Lei, não é para os pobres, mas é para TODOS.E se não vai pela via ordinária, uma vez que a burocracia varia mais e mais dependendo do município, vai através da polícia, do Ministério Público,… mas na prática acaba indo……Por gentileza, dêem o nome completo do responsável pelo Conitec… se for possível… Agradeço.
  10. Isto é um absurdo, Governo antagônico, controverso e paradoxal!!!
    Está enganando na maior cara de pau toda a população brasileira!!!
    E ninguém faz nada para corrigir essas disparidades impressionantes!!!
    A SOCIEDADE BRASILEIRA PRECISA FAZER ALGUMA COISA!!!!
  11. EU JÁ SABIA…AFINAL ELA SE TRATOU NO SIRIO…ASSIM COMO O EX PRESIDENTE …QUEM SABE O POVO AGORA ACORDA E APREDNE A VOTAR…EU APOIO PARA TODOS OS POLITCOS SE TRATREM NO SUS…E SEUS FILHOS ESTUDAREM EM ESCOLAS PÚBLICAS…
  12. Não acredito que a Dima tenha proibido que o SUS fornecesse este medicamento. Ela não decide sozinha. Por outro lado, essas multinacionais dos medicamentos alimentam essas doenças para ter altos lucros com o comércio dos mesmos.
  13. ESTE É O GOVERNO DO PT. NÃO É POSSÍVEL QUE O POVO AINDA VAI ELEGER A DILMA DE NOVO, SERIA UM APAGÃO MENTAL, OU AMINÉSIA TOTAL. É NECESSÁRIO TAMBÉM SABER QUEM É QUE FAZ PARTE DESTA COMISSÃO PRA GENTE DAR O TROCO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.
  14. E PENSAR QUE SOMENTE DILMA, LULA E JOSÉ APARECIDO SEJAM OS ÚNICOS BRASILEIROS NATOS, APTOS A SEREM BENEFICIADOS. OS TRÊS MAIORES PARTIDOS POLÍTICOS, SÃO IGUAIS, PENSAM CONTRA O POVO, E APENAS SE ALTERNAM NA CADEIRA DO PODER….. COMO DIRIA AQUELE DEPUTADO JUSTUS DO CHICO ANÍSIO…..CHEGA DESSE BURROCRATAS EM NOSSO PAÍS!!!!!!!!!
  15. lamentável ver tanto desmando com o dinheiro publico, para subornos corrupção, construções de campos de Football, para um jogo ou dois , o povo que paga tudo isso , não tem direito a educação e saudê tendo que mendigar, ATÉ QUANDO VAMOS AGUENTAR ESSES DESMANDOS ;
  16. È cruel viver num pais cheio de desigualdades,de corrupção de desvios de dinheiro superfaturamentos em obras públicas , feitas sem projetos coretos,inacabados como as ferrovias que estão enferrujando quando deveriam estar transportando as riquezas do pais,com custos baixos, e dando lucro para o pais .Que poderia ser revertidos na saúde educação de qualidade, numa remuneração mais justas aos professores. Sabe porque isto é assim? porque os que fazem as leis fazem pensando em ficar impunes depois de descobertas suas falcatruas.As leis são cheias de brechas para beneficiar os corruptos .Nos falta vergonha na cara temos que parar de votar em qualquer candidato como forma de protesto .Quem sabe ai eles se obrigariam a ser honestos se quisessem ter estes gordos salários que já lhe garantem uma vida de luxo .muito maior que a maioria da população brasileira honesta e batalhadora.
  17. Estarrecida! É o como estou! será que é verdade, tenta desumanidade, tanta falta de carater? Acho que essa história tem que ser esclarecida.
  18. Eu moro em varzea paulista,interior perto de |Jundiai, e decobri um cancer de mama, e tive que sem condições, mudar para jundai,pois o meu cartão do sus de Varzea paulista não me dava direito de fazer os meus exames, fui precada pela desumanidade da sociedade,o tipo cancer de mama carcinoma invasivo, e não sendo so ess obstàculo, a medica de minha região não me deu o dagnostico precossse, pois achou mais facil dizer que era nodulos de gorduras, tirei o cartão do sus com um novo endereço, e ai puder ser atendida no hospital da região de jundiai, estou em tratamento ja 2 meses e meio.nem remedios tem na minha cidade para os efeitos colaterais, sou es faxineira, não sou aposentada, não possuo nenhuma renda a não ser o bolsa famila que recebo de minha menina menor,Votei na Dilma praque?Pra passar esse descaso,pois fiquei desamparada guando mais precisei tive que pedir esmolas p fazer alguns exames.
  19. Não posso acreditar em tamanha falta de respeito pela vida dos outros.Como pode ser tão egoista a ponto de pensar só nela;quer dizer que ela pode viver e os outros podem morrer!!Será que ela já esqueceu que existe DEUS e que ela vai pagar por tudo que faz de ruim.
    1. Governos não governam, complicam;
      Governos não progridem, conspiram;
      Governos, tem que articular meios para saciar os anseios da sociedade, sob os discernimentos progressivos ao bem comum.
      É fácil governar, não sabem governar, preferem dominar.
  20. cada dia nos surpreendemos com decisões macabras que o governo toma em beneficio da saúde ou mesmo da educação do povo brasileiro.Somos os que mais pagamos impostos e não vemos o retorno desses impostos, o que são feitos com eles. Não me nego de pagar , mas quero retorno em aplicação na SAÚDE, EDUCAÇÃO,INFRAESTRUTARA DAS BRS, SEGURANÇA E MORADIA, MERENDA ESCOLAR, SALÁRIOS DOS PROFESSORES, ETC. é o que esperamos dos governantes.Chega de pagar imposto,
  21. Gente é verdade sim!!!! Tenho um parente precisando da mesma medicação, o médico do ICESP prescreveu e disse que essa medicação não é oferecida gratuitamente por por nem um hospital, para ter acesso a ela precisamos dispor de R$3.200,00…já com desconto!!! Estamos tentando arrecadar entre amigos este valor ….VERGONHA DE SER BRASILEIRA !!!!!
  22. Eu descobri há pouco tempo que tenho um cancer muito raro . Em 100 milhões 3 pessoas tem. Eu sou uma delas. Ele se chama carcinoma Neuroendócrino. Já tenho 16 tumores no meu fígado (mas ele está do tamanho normal e funciona ), 2 no mesentério e o principal no intestino delgado. Está no momento na fase 2 há 3%. Falem alguma coisa dele para mim. Meu coração e preção vão se degenerar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *