Comissão do SUS abre consulta pública sobre a incorporação de medicamentos para câncer

Comissão do SUS abre consulta pública sobre a incorporação de medicamentos para câncer

Saiba como ajudar

No dia 12 de abril, deu-se início à consulta pública através da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC), com a finalidade de promover a participação da sociedade no processo de tomada de decisão para a inclusão dos medicamentos TRASTUZUMABE e PERTUZUMABE para o câncer de mama HER-2-positivo metastático em primeira linha de tratamento.

O valor do medicamento trastuzumabe foi negociado com a empresa fabricante, e assim teve favorável a sua recomendação pelo CONITEC, no entanto, ainda não houve uma decisão sobre associar ambos os medicamentos (trastuzumabe e pertuzumabe) + o quimioterápico docetaxel, sendo a combinação desses três o padrão considerado pelos médicos oncologistas.

Representantes e membros de entidades como a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) afirmam que a decisão favorável ao trastuzumabe até então, ajudará na correção de um “erro histórico”. De acordo com o presidente da SBOC, Dr. Gustavo Fernandes, o tratamento vem sendo negado à população brasileira há 20 anos.

Com relação ao pertuzumabe, é ainda mais importante que aconteça uma mobilização dos médicos, instituições e sociedade para participarem e divulgarem a consulta pública.

Informações:

Foram publicados em estudos internacionais a importância da incorporação de ambos os medicamentos: salvaria 768 vidas de mulheres com câncer de mama metastático HER-2-positivo no Brasil.

Como participar da consulta pública?

Acesse o site: www.conitec.gov.br/consultas-publicas ou clique aqui para entrar diretamente.

Procure na página as consultas de número 13 e 14.

A consulta de nº 13 é – sobre o pertuzumabe como tratamento do câncer de mama HER2-positivo metastático em primeira linha de tratamento associado com trastuzumabe e docetaxel.

A consulta de nº 14 é – sobre o trastuzumabe como tratamento do câncer de mama HER2-positivo metastático em primeira linha de tratamento.

Em cada uma dessas consultas clique em “EXPERIÊNCIA OU OPINIÃO”.

Veja como aparecerá (imagem abaixo como exemplo):

Lembre-se de clicar em GRAVAR ao término de preenchimento da experiência/opinião.

Fonte:

SBOC e CONITEC.

Compartilhe no Facebook

Digite seu endereço de e-mail e fique informado gratuitamente e clique em ENVIAR:






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *