Comemorando feriados durante o tratamento: como encontrar alegria?

Comemorando feriados durante o tratamento: como encontrar alegria?
Comemorando feriados durante o tratamento: como encontrar alegria?

É comum durante a datas comemorativas como natal, ano novo e páscoa, por exemplo, realizar uma decoração, cozinhar, fazer compras e eventos, a temporada de férias pode ser estressante. O tratamento contra o câncer adicionado ao estresse das festas pode causar exaustão e até depressão. É por isso que os pacientes são encorajados a redefinir suas prioridades e deixar que outras pessoas ajudem durante a temporada de festas.

Curta nossa página no facebook para ficar por dentro das novidades, clique aqui!

A médica radioterapeuta do MD Anderson Cancer Center, Dra. Pamela Schlembach diz aos pacientes:

Seja realista

Eu começo fazendo três perguntas aos meus pacientes:

  • O que você é mais importante para você nestas festas?
  • O que você mais gosta durante as festas?
  • O que você realmente você sente que pode fazer?

Em seguida, peço-lhes que dê prioridade com base nesta lista e encontre outras formas de realizar as coisas mais importantes para eles.

Aqui estão minhas sugestões:

  • Decoração: tente limitar a quantidade de decoração para apenas o essencial, como um arranjo de flores, uma pequena árvore pré-iluminada e algumas velas. Se uma decoração mais extensa estiver no topo da sua lista, convide amigos e familiares, ligue música, sente-se em uma cadeira e organize para que outros decorem para você.
  • Cozinha: Compre seus doces de uma padaria ou peça produtos caseiros assados ​​como presentes.
  • Festas e eventos: Participe apenas das festas e eventos que você realmente goste. Tenha uma estratégia de saída, caso comece a sentir cansaço e fadiga.
  • Presentes: evite idas aos shoppings e compre online. Os cartões de presente também são uma boa opção sem complicações.
  • Cartões de saudação: escolha uma mensagem com uma foto favorita ou compartilhe um post em mídias sociais ou via mensagem de texto.
  • Funções da família: supondo que sua família sabe que está passando por tratamento contra o câncer, espero que eles estejam entendendo. Apenas aparecer em eventos geralmente é mais do que suficiente. Se tiver que levar algo, peça itens simples, como bebidas, gelo ou produtos de papel.
  • Cuide-se: entre no espírito do feriado no seu próprio ritmo, como dirigir com os entes queridos para ver luzes de festas, ouvir músicas, cantatas ou assistir filmes em casa.
  • Conecte-se com os outros: a maioria dos meus pacientes diz que isso lhes traz mais alegria. Encontre uma maneira de se conectar mais com os outros. Pode ser com um grande grupo ou em pequenos encontros. Poderia estar compartilhando sobremesa, café ou assistindo um filme com seus entes queridos.
  • Caridade: ajudar os outros é uma boa maneira de tirar sua mente do seu diagnóstico brevemente e entrar no espírito de doar. Se você não é capaz de trabalhar cozinhando uma sopa, distribua brinquedos, embale presentes para idosos ou seja voluntário em eventos, considere fazer uma doação para sua instituição de caridade favorita, desde que você tenha recursos para isso.
  • Adoração: Muitas dessas datas comemorativas tem um significado espiritual para muitas pessoas. Se você está bem o suficiente, planeje participar do seu local de culto, mas considere voltar para casa se sentir cansado.

Aproveite a temporada

O objetivo é aproveitar e festejar. Então diga sim a todas as coisas que lhe trazem alegria. Não tenha medo de recusar tarefas que lhe proporcionem estresse, mesmo que isso signifique ajudar somente o quanto você puder.

Você se lembra de todos aqueles amigos que se ofereceram para ajudar? Eles significam isso! Deixe-os saber quando você precisar de algo.

Afinal, desfrutar da paz, união e alegria é o que realmente importa não somente nas datas comemorativas, mas em todas as épocas do ano!

Por Dra. Pamela Schlembach – médica radioterapeuta do Hospital MD Anderson Cancer Center.

Compartilhe no Facebook

Digite seu endereço de e-mail e fique informado gratuitamente e clique em ENVIAR:






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *