Cartilha dos Direitos do Paciente com Câncer

Para apoiar e auxiliar o paciente diagnosticado com câncer, elaboramos uma nova cartilha revisada, que reúne “Os direitos do paciente com câncer”. Essa foi a forma que encontramos para demonstrar nossa preocupação também com algumas questões práticas, sociais e financeiras que os afetam.

Essa compilação de legislações trata dos direitos das pessoas portadoras de câncer e/ou de doenças graves, sendo que o seu objetivo é facilitar o entendimento e auxiliar no processo de solicitação dos benefícios previstos em lei, que podem atenuar os impactos financeiros e sociais dos pacientes oncológicos.

Dessa forma, é com satisfação que apresentamos a Cartilha dos Direitos do Paciente com Câncer, idealizada pela Superintendencia Jurídica e área de Serviço Social do Hospital A.C.Camargo, mantido pela Fundação Antonio Prudente.

Edição Atualizada e Revisada.
Abril/2009

Copyright Hospital A.C.Camargo – Fundação Antonio Prudente
Lino José Rodriques Alves et al

Créditos: Hospital A.C. Camargo

Compartilhe no Facebook

Digite seu endereço de e-mail e fique informado gratuitamente e clique em ENVIAR:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

57 comments on “Cartilha dos Direitos do Paciente com Câncer

  1. gostaria de saber os direitos do meu marido, ele esta com tumou no celebro,foi joperado,e desenganado,o hospital não aceita mais, o que eu faço?:
  2. Sou portadora de um tumor chamado shiwwannoma ha quase 3 anos fiz a cirurgia pra retirar em 2010,mas pelo exame Himuno istoquimoco e constatou que ainda ficou do tumor em mim, mas sinto muitas dores que nem consigo dormir, e ha alguns meses perdi meu emprego, tenho direito a que na verdade, pois nem a medicaçao posso comprar que é a gabepentina de 400 e amitril de 25 mg, quer dizer nao consigo fazer muita coisa por tanta sonolencia de conseqüência dessa medicaçao. agradeço o retorno.
    1. Oi Adriana, tudo bem?

      Você tem direito a auxílio doença ou aposentadoria por invalidez, caso seu médico ateste que você não possa mais trabalhar…
      Transporte grátis / bilhete único
      Medicações gratuitas e de alto custo, você poderá conseguir via ação judicial
      Peça ao seu médico um relatório das medicações que você utiliza tire uma xerox e leve portando os seus documentos na assistência social da Secretaria da Saúde, você conseguirá essas medicações, você tem direito!

      Curta nossa página no facebook http://facebook.com/combatecancer

      Se precisar de algo, conte conosco!

      Abraços,
      ———————————
      Equipe Combate ao Câncer
      http://facebook.com/CombateCancer
      http://Twitter.com/CombateCancer

  3. Olá tenho um filho que há um ano e meio faz tratamento de cancer,devido meu marido ser funcionario publico meu filho não teve direito ao beneficil e eu não posso trabalhar como meu filho pode ter esse beneficil já que gastamos muito com transporte e alimentação e até mesmo para poder dar qualidade de vida para ele me ajudem para que ele possa realizar seus sonhos e meu marido sozinho não pode atender todas as despesas
    1. Olá Uiara, com está seu filho? Ele está se recuperando bem?

      Vocês tem direito sim, ao saque do PIS / PASEP tanto o seu quanto o do seu esposo em caso de neoplasia (câncer)
      Também se o tratamento for a mais de 50 kilometros da sua casa, vocês tem direito ao TFD (tratamento fora de domicílio) é um valor pago para transporte e alimentação
      O estado ou município também devem fornecer medicação gratuita, assistência, e apoio psicológico

      Caso precisem de maiores informações, entrem em contato pelo telefone da ONCOGUIA > 0800-773-1666

      Conte conosco!
      Equipe Combate ao Câncer
      http://facebook.com/CombateCancer
      http://twitter.com/CombateCancer

  4. Temos aqui em Ribeirão Claro um grupo de apoio aos portadores de Câncer ,LUTAMOS PELA VIDA,o qual tbm sou portadora. precisamos de ajuda,a cartilha com os direitos dos pacientes ,e se possivel conseguir fazer mamografia ,com vi ambulante ,moro em cidade pequena mas com muito casos de cancer. aguardo contato e agradeço. Maria julia
      1. oi, meu nome é Saionara, tive câncer de mama em 2009, fiz quadrantectomia,esvaziamento da axila de 8 gânglios já comprometidos, fiz quimioterapia e radioterapia, em 2012, tive uma recidiva tendo que fazer a mastectomia total, gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria,sinto dor no braço, sou cabeleireira e não tenho mais como exercer minha função, ainda estou recebendo auxilio doença até maio, o que devo fazer se este auxilio for cessado já que só estão dando apenas dois meses cada vez que faço uma perícia, aguardo resposta.
        atenciosamente, Saionara
        1. Oi Saionara, tudo bem?
          Você precisa de um laudo médico dizendo que você não está apta para o trabalho, se estiver com o laudo em mãos, mostre tudo o que puder para o médico(a) do INSS, e se mesmo assim negarem, procure a justiça, certamente conseguira!

          Abraços!

      2. sou portadora de cancer a 5 anos,retirei a mama total ,tenho lutado para reconstituir a mama e não consigo,e muito dificil antar sempre carregando um peito falso,esquenta muito ,so vive tudo torto ,também tenho um auxilio doença a 5 anos ,como faço para que ele passe a ser aposentaduria ,já náo posso trabalhar,também quero muito comseguir a cartilha do direito do cancer me ajudem.
  5. oi minha mae esta com tumor no ovario e esta esperando para ser operada no hospital heliopólis mas ñ tem vaga o medico fala q é urgente mas ñ tem vaga…vcs me ajudam?
      1. olá,minha mãe tem linfoma cuntanio,ja estar bem avançado ela estar bem dbilitada,e naõ temos como levar ao medico,solicitarmos a ambulãncia da casa de apoio aos portadores de cãncer ,eles falaram q esse trabalho eles naõ disponibilizara,o q devemos fazer
  6. Em 2002 descobri que tinha um tumor fis a cerurgia depois fiquei 2 anos fazendo a quimelterapia depois de 2006 cortaram o meu beneficio porque denuciaram falando que não tinha nada lidando com exame tentei tudo para pegar o meu beneficio de novo tenho os atestado do medico ate 2009 mais nada resolveram tenho que fazer exame e não tenho dinheiro nem pra manter minha familia como que faço pra ter o meus direito, como um pai de familia vive num País desse..JR…
  7. Em maio de 3012 fui diagnosticada com carcinoma ductal, na mama esquerda. Foi esvaziado meus 17 linfonodos, Meu marido já se encontrava desempregado, eu tenho 55 anos sou autonoma. Não aceitei fazer a quimioterapia e a radioterapia por não ter nenhuma garantia financeira e por ter medo de piorar as coisas para mim. Eu consigo trabalhar com a mão direita. Fiquei sabendo que tenho direito ao Loas. Estou tentando mas até agora nada! Agora em março farei novos exames e pensei em conseguir o loas , pois se eu vir a precisar de quimio ou Radio terei que fazer. Meu braço esquerdo ficou bem diferente, cansado e sinto ele frágil. Faço minhas tarefas mas tento poupa-lo. Será que tenho mesmo direito ao Louas?
  8. Estou com câncer de mama agressivo,estou tomando quimio para poder operar,mas graças a DEUS estou bem…nunca paguei inss,gostaria de saber o que direito,pois fiquei sabendo que tenho direito a uma aposentadoria é verdade.Abraço!
  9. como falei pra vçs não sei se vçs leram fiz uma cirurgia retirei o útero e as trompas o hospital só me deu 60 dias de atestado tra balho como gari para a prefeitura de conceição das alagoas mg quais são meus direitos e quanto tempo devo ficar afastada do trabalho tenho direito de retirar o pispasep
  10. Como faço para adquirir uma cartilha? Sempre fico sabendo de alguém que está passando pelo que passei, ou até mesmo me procuram para pedir ajuda. acho que esta cartilha me ajudaria muito.
    Obrigada!
  11. Bom dia meus amores, acompanho o trabalho de vocês a bastante tempo, e acho fantástico. Parabéns a todos.
    Agora preciso de ajuda, minha sogra querida está com mieloma múltiplo, e não estou conseguindo aqui no Rio de Janeiro o medicamento prescrito pela médica que é para ser tomado junto com a químio, é o Alkeran 2 mg, não encontro em nenhuma farmácia.
    Gostaria também de saber se ela tem direito aos medicamentos prescritos pela médica pelo governo, pois apesar de estar fazendo seu tratamento pela rede particular, ela tem sérios problemas financeiros, vivendo apenas de uma pensão deixada pelo pai dela, ela trabalhou vários anos de carteira assinada, mais segundo o inss ela aida faltariam 2 anos para acabar de pagar para poder se aposentar, mais isso foi antes do CA, agora essa situação muda?
    GRATA A TODOS
    1. Oi Gisele, tudo bem?
      Em primeiro lugar, sua sogra tem direito aos medicamentos prescritos sim, pelo convênio, e não precisa pagar nada!
      Você deve juntar toda a papelada do diagnóstico, a receita médica, e todas as outras prescrições e levar até um advogado, seja da defensoria pública ou particular, e deverá ser feito um processo contra o convênio, me mantenha informado caso enfrente dificuldades!
      Curta nossa página no facebook > http://facebook.com/combatecancer
  12. Fui portadora de um câncer de colo de útero Há 4 anos.Fiz 09sesso~es de quimio,34 radio e 04 braque…em Campinas no Caism.Fui muito bem atendida e agora faço acompanhamento.Ficaram sequelas como :Se andar no sol ou caminhar um pouco mais tenho sangramento retal.Quando sinto vontade evacuar é tão rápido que faço na própria roupa onde estiver.Meu intestino solta muito rápido.
    Mesmo assim continuo trabalhando em hospital como aux.enfermagem pelo estado,minhas pernas ficam edemaciadas constantemente.O que devo fazer? Os oncologistas do Caism dizem que é normal!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    1. Oi Maria, tudo bem?
      Você deve falar para o seu oncologista que precisa de qualidade de vida! Explique que desse jeito não pode ficar, se ele não der atenção, faça uma reclamação na ouvidoria e procure outro médico neste local, qualquer coisa, estamos a disposição!

      Abraços!

  13. minha filha tem 2 anos, e terminou o tratamento de neuroblastoma, a mais de 1 ano faz revisoes a cada 3 meses quais os direitos dela pois nao trabalho para tomar conta dela e meu marido é autonomo e gostaria de receber a cartilha.
  14. nossa ! que legal,encontrar esta página para ajudar as pessoas com cancer.
    eu tenho 53 anos de idade e no dia 29 de março de 2010 fou feito em mim esvaziamento axilar e eu tenho hoje dores no braço e não posso fazer muita coisa e agora estou me sentindo pior e estou fazendo novos exames pra saber se a infermidade está espalhando.
    eu nunca paguei o INSS e descobri que minha mae estava pagando pra mim e começou a um mes depois da cirurgia e foi aí q me prejudicou, o perito me disse que mais ou menos assim:que eu dei uma de esperta,
    entao fiquei muito chateada e joguei os carnes no lixo já pago 8 meses.
    agora q estou precisando do INSS fui até lá e conversei pessoalmente mas, pelo que me disseram não vou conseguir nada, só de digitar este texto agora meu braço esquerdo o da cirurgia já começou a doer, será mesmo que eu não tenho direito a nada?
  15. Por favor eu quero uma informação..Eu fiz uma operação há 1 ano e 3 mêses foi retirado o ovário,útero e as trompas.Na hora da operação deu trombose no pulmão e na perna esquerda.Estou fazendo tratamento no hospital “”ICESP””…Não tenho nada que reclamar do atendimento,consigo os medicamentos tudo pelo SUS..Graças a DEUS até as injeções “”clexane”” que é uma fortuna…Só que eu fui na previdencia social,passei em pericia,os médicos viu que a minha perna tem uma grande diferança da outra e incha demais…e tirando um barato da minha cara falou que eu estava gorda demais para ter essa dõença…E não consegui o beneficio…Estou indgnada com isso…Como eles tratam a gente como lixo…a gente não tem nem direito de resposta…Deveria dá adivertencia para esses médicos da pericia…Nós somos humanos e temos o nosso direito..Agora sou abrigada a trabalhar e as pernas incha e para piorar sinto muita dor na perna quando vou dormi…Por favor vcs podem me esclarecer sobre esse meu caso…Obrigado desde já e fiquem todos com “”DEUS””.
  16. Meu pai comessou u tratamento de Ca de prostata avansada a 60 dias No Hospital Araujo Jorge De Goiania Fes o Ezami Nuclear Os medicos concluirao Que Nao Afetou Otros Orgos Queria Saber Qual a Possibildade De Cura Cantides Jose Rodrigues
  17. Estou com câncer de mama e tenho plano de saúde, mas eles cobram coparticipação. Ouvi falar que qdo o diagnostico e câncer essa coparticipação não pode ser cobra. Isso confere? Liguei para eles e eles disseram q. eu preciso continuar pagando coparticipação.
    Obrigada.
  18. Olá! Tudo bem?
    Tenho 30 anos, estou fazendo tratamento Pré operatório de um câncer na mama. Comecei em Novembro. Desde então, estou parada. Algumas pessoas me disseram que tenho direito ao beneficio. Será possível? Pois trabalhei autônoma e nunca contribui com o INSS.
    E ai, o que vocês me diz?
    Obrigada.
    Abraços
  19. Qro que me enviem a cartilha pois tenho uma filha com 21 anos q é portadora de Linfoma de Hodgkin á 1 ano e está em tratamento. Aguardo e agradeço a atenção.
  20. As moças que atende as pessoas com cancer tratam agente como bicho pensei muito hoje pois chorei muito por falta de carinho delas por eu tinha consunta dia 10 desse mes e eu liguei dizendo que os exames nao ficaram prontos ainda e gostaria de marcar novamente a moça foi tao grossa que eu desliguei o telefone ela tem que ser mais humanas ok
    hospital santo antonio e uma vergonha a falta de educaçao
  21. Oi, minha filha foi diagnosticada com Histiocitose de Langerhans ela tem 8 anos e é bem recente, gostaria de saber se é verdade que ela tem os mesmos direitos dessa cartilha?? Ela está bem e vai começar o tratamento nas próximas semanas!! Obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *