Câncer de mama: o diagnóstico é fundamental

Durante o Outubro Rosa exames serão feitos gratuitamente em vários pontos da cidade, além de palestras e ações de conscientização

 A mamografia é um exame de raio-X, na qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico (Foto: Foto Ilustrativa)
A mamografia é um exame de raio-X, na qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico (Foto: Foto Ilustrativa)

A Campanha Outubro Rosa de prevenção ao câncer de mama teve seu pré-lançamento e programação divulgados no último dia 18, em todo o Paraná. Promovido pelo Instituto Humsol, com apoio do Governo do Estado, o evento tem como objetivo principal mobilizar a população feminina para a importância dos exames de prevenção.

Em Guarapuava, a campanha chama a atenção das mulheres ao problema e, além de abordar o tema em palestras e ações de conscientização, serão disponibilizados exames preventivos do câncer de colo de útero e de mama em vários pontos da cidade.

Desde 2010, mais de 1.500 mulheres morreram no Paraná em decorrência do câncer de mama. O Inca (Instituto Nacional do Câncer) estima que surjam 3,5 mil casos novos da doença por ano no Estado.

Em Guarapuava, no período de janeiro a agosto deste ano foram feitos 2.392 exames pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em média, 200 por mês, segundo a Secretaria de Saúde do município. O agendamento ocorre nos postos dos bairros, de onde a paciente é encaminhada para a Clínica da Mulher e, após esperar pela data marcada, vai até o Hospital São Vicente de Paulo para fazer o exame.

Segundo a Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama), se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença. A detecção precoce é, portanto, uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

Locais e horários

O primeiro evento acontece nos dias 4,5 e 6 de outubro. É o Outubro Rosa na Feira Detona Guarapuava, quando o Ceme (Conselho Empresarial da Mulher Executiva) estará com um estande abordando “Educação em saúde e prevenção”. O local é o Parque de exposições Lacerda Werneck.

Neste sábado, 5, haverá uma blitz educativa sobre a prevenção do câncer, com distribuição de folder e adesivo da campanha Outubro Rosa na Rua XV de Novembro, em frente à Rádio Cultura (às 10h) e na Avenida Manoel Ribas, em frente ao Parque de Exposições (às 14 h).

No domingo, 6, o Outubro Rosa terá participação no Projeto Viva a Vida, organizado pelo Pe. Ari Marcos, na Paróquia Santana. Das 13 às 17h, as participantes poderão realizar exames preventivos do câncer de colo de útero e de mama.

Na terça-feira, 8, haverá Outubro Rosa no 2º Dia de Campo Florestal, promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava, na Unicentro campus Cedeteg, das 9 às 16h. Na quarta-feira, 10, o Clube Soroptimistas de Guarapuava promove palestra Superar o Câncer: Um Poder do Paciente, com a psicóloga Tania Mary Gomez, do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social. O local será o Auditório da Faculdade Campo Real, e o horário, às 14h.

E durante os dias 16, 17 e 18, haverá o Outubro Rosa na Winter Show, que é promovido pelo Sindicato Rural de Guarapuava, das 9 às 16h. O local é a Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária.

No dia 19 acontece o Dia D de Prevenção do Câncer, quando serão realizados exames preventivos do câncer de colo de útero e mama e solicitada a mamografia para mulheres acima de 40 anos. Haverá distribuição de brindes alusivos ao Outubro Rosa e entrega da carteira de saúde da mulherc e registro dos exames preventivos. O evento ocorre em todas as Unidades de Saúde, Cisgap, Centro de Saúde da Mulher e Caps, das 8 às 17h.

E no dia 26, acontece a Caminhada Outubro Rosa, com apresentação Performance Flash Mob, do Ceme (Conselho Empresarial da Mulher Executiva) e Painel Vivo, realizado pelo Clube Soroptimista. A concentração será na Praça Cleve, às 9h30, da onde a caminhada partirá até o Parque do lago.

Mamografia, como é feita?

A mamografia é um exame de raio-X, na qual a mama é comprimida entre duas placas de acrílico. Em geral são feitas duas chapas de cada mama: uma de cima para baixo e uma de lado. Apesar da compressão da mama ser um pouco desagradável para algumas mulheres, ela não é perigosa para a mama.

Durante muito tempo, o autoexame, baseado na palpação, foi considerado a melhor forma para detectar o câncer de mama, mas hoje, ele deve ser considerado secundário, já que a mamografia pode detectar nódulos de mama mesmo em seu estágio inicial, quando não são percebidos na palpação do autoexame.

As mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia regularmente, em intervalos anuais. E, com a efetivação da Lei Federal nº 11.664/2008, em vigor a partir de 29 de abril de 2009, toda mulher brasileira tem direito a realizar pelo SUS (Sistema único de Saúde) sua mamografia anual a partir dessa idade.

Símbolo da campanha

Como tradicionalmente acontece, durante o mês de outubro, diversos pontos turísticos e marcos do município de Guarapuava estarão com iluminação Rosa. Também participam o comércio, decorando as vitrines das lojas, empresas e instituições.

Fonte: Diário de Guarapuava

Compartilhe no Facebook

Digite seu endereço de e-mail e fique informado gratuitamente e clique em ENVIAR:






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *