7 atividades físicas que ajudam na prevenção do câncer

Será que a atividade física ajuda a prevenir o câncer?

7 atividades fisicas que ajudam na prevencao do cancer

O número de mortes no Brasil por câncer aumentou 31% desde o ano 2000. Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte no país, atrás somente das doenças cardiovasculares, que levam o primeiro lugar. Somente 5 a 10% dos cânceres são de origem genética, sendo que 90 a 95% são relacionados a outros fatores ambientais e estilo de vida.

Um estilo de vida saudável pode prevenir o câncer em até 40% dos casos!

7 atividades físicas que ajudam na prevenção do câncer

7 atividades físicas que ajudam na prevenção do câncer

MUSCULAÇÃO

Temos tendência em perder massa muscular e ganhar gordura com o avançar da idade. A musculação pode ser aliada para evitar a perda natural de massa muscular, prevenindo a osteoporose e protegendo as articulações. Pacientes que tiveram câncer e que recebem hormonioterapia, a musculação ajuda a amenizar também os efeitos colaterais do tratamento de massa muscular e óssea.

Curta nossa página no facebook e fique por dentro das novidades, clique aqui.

IOGA

A ioga, através dos seus três componentes principais (posturas, respiração e meditação) pode ajudar a promover vários parâmetros da saúde física (aptidão, equilíbrio, flexibilidade e força), saúde mental (estresse e ansiedade) e uma série de sintomas relacionados à saúde (por exemplo, dor) e um numero de outras condições relacionadas a saúde. Além de prevenção do câncer a ioga também ajuda no combate aos efeitos colaterais do tratamento.

NATAÇÃO

Muitas atividades físicas podem ajudar na prevenção do câncer, entretanto, a natação oferece uma vantagem única ao associar o exercício cardiovascular com o desenvolvimento muscular em ambiente de pouco impacto. Outra informação importante é que a vitamina D também ajuda na prevenção do câncer, pessoas que praticam natação apresentam valores maiores de vitamina D por conta da exposição solar.

CORRIDA

Com a prática de exercícios aeróbicos regulares de intensidade moderada e alta ajudam a diminuir significativamente o risco de formação de pólipos intestinais, câncer no intestino e rim. Estudos também evidenciaram que mulheres que praticavam exercícios aeróbicos como a corrida, tinha menos de 25% de chance em desenvolver o câncer de mama. A corrida também ajuda na manutenção de um peso adequado, prevenindo assim o excesso do hormônio estrogênio, produzido também pelo tecido adiposo. O excesso desse hormônio pode aumentar o risco de câncer de mama ou sua recidiva.

PEDALAR

Andar de bicicleta está entre as melhores atividades que podem ser feitas diariamente e também uma das melhores para os membros inferiores. Pedalar ajuda na prevenção do câncer por controlar o peso. Em comparação aos sedentários, quem anda de bike com frequência apresenta probabilidade menor de ter câncer e chances menores de 46% no desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

HIDROGINÁSTICA

Boa opção de atividade física para as pacientes, que além de trazer bem-estar, promove o condicionamento cardiovascular e muscular, trabalha a coordenação motora, estimula a agilidade e traz a sensação de relaxamento. A hidroginástica é uma atividade que não gera impactos, por esse motivo, não existe uma restrição para quem deseja praticá-la.

LUTAS

A luta tem como vantagem associar o treinamento muscular aeróbico em um ambiente com bastante descontração. Atividades como judô e karatê ajudam a manter um peso saudável, prevenindo o câncer e auxiliam no tratamento de doenças como a depressão e insônia.

Com a colaboração da Dra. Ana Carolina Nobre de Mello – médica oncologista.

Compartilhe no Facebook

Digite seu endereço de e-mail e fique informado gratuitamente e clique em ENVIAR:






Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *